Notícias


#ABES LANÇA A INICIATIVA UMA EMPRESA ÉTICA
30/01/2019
Estamos preparando os associados da ABES para uma nova era”, disse o presidente da ABES, Francisco Camargo, ao anunciar a inciativa durante o jantar de confraternização, realizado no dia 03 de dezembro, no Restaurante Vista, em São Paulo. A iniciativa é um desdobramento do Programa de Integridade implantado na ABES no decorrer de 2018.
 
Carolina Marzano, compliance officer da ABES

“Uma Empresa Ética é uma inciativa, representada por um Programa, que visa fortalecer a cultura corporativa das empresas associadas, ressaltando a relevância dos padrões éticos e morais e a implementação de Programas de Integridade, com políticas e práticas que inibem a corrupção e a concorrência desleal. Nós esperamos contar com a adesão de vocês”, destacou advogada Carolina Marzano, compliance officer da ABES e especialista em Propriedade Intelectual e Programas Anticorrupção.

Em uma primeira fase, os associados, além de contarem com o apoio do Compliance Officer e do Jurídico da entidade para dirimir dúvidas quando desenvolverem seus próprios programas, terão à disposição o serviço gratuito, um Canal de Denúncias, conforme previsto no Decreto nº. 8.420/2015.

Em uma segunda fase, está previsto o desenvolvimento de Políticas de Proteção e Privacidade de Dados, para permitir às empresas se adequarem à nova Lei Geral de Proteção de Dados.

Canal de denúncias

Um dos serviços que o programa oferece é um Canal de Denúncias que permite ao denunciante, registrar de forma anônima, denúncias sobre acontecimentos que não condizem com os padrões éticos e morais estabelecidos pelas normas de suas empresas ou pelas leis do País, de interesse das empresas associadas que se inscreverem no programa.

A ABES, como gestor do programa, não tem acesso ao conteúdo das denúncias, que são criptografas e enviadas diretamente para as empresas interessadas, a quem compete realizar a investigação.

Para garantir o anonimato do denunciante, a ABES não utiliza nenhuma técnica que permita identificar o endereço IP, o equipamento do denunciante.

“O Decreto nº. 8.420/2015 especifica que a existência de um Canal de Denúncia de Irregularidades, aberto e amplamente divulgado a funcionários e terceiros, é um dos parâmetros de avaliação dos programas de integridade, desse modo, decidimos lançar este novo serviço para os associados da ABES, que se orgulha em ser uma das primeiras entidades a se adequar às normas Anticorrupção no Brasil e de ter desenvolvido o próprio programa de integridade”, explicou Camargo.

O canal abrange diversos assuntos desde temas relacionados a atos de corrupção, fraudes e impropriedades contábeis até assédio moral e sexual, entre outros. Todas as denúncias recebidas são encaminhadas às empresas denunciadas, que são as únicas responsáveis pela investigação e confidencialidade das informações.

O Canal de Denúncias é um serviço para os Associados da ABES que se inscreverem no programa UMA EMPRESA ÉTICA.


O site do canal de denúncias é www.UmaEmpresaEtica.com.br.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Maiores Informações Acesse:
 
 
  #Clique no BemDito#VamosInovarJuntos!