Notícias


SURFACE DUO: MICROSOFT VOLTA AO MERCADO MUNDIAL DE CELULARES EM GRANDE ESTILO
23/10/2019

Snapdragon 855 e Android

O dispositivo mostrado no evento do Surface é equipado com um chip Snapdragon 855 e roda o Android. No entanto, ele ainda é um protótipo, e é possível que sua versão final saia de fábrica com hardware atualizado.

Ele roda o Android com uma interface personalizada pela Microsoft, para ficar mais parecido com o Windows 10 e casar melhor com os outros produtos Surface.

Confira o vídeo oficial de apresentação do Surface Duo:

Como funciona o Surface Duo?

Panos Panay, diretor de produtos da Microsoft, disse que o Surface Duo faz chamadas, mas que você não pode chamá-lo de “celular”. Bem, se ele couber em seu bolso, não há porque inventar outro nome, mesmo que ele traga recursos nunca antes vistos.

O dispositivo é dobrável, mas sua tela não é. Isso significa que ele possui duas telas independentes e um vão no meio, com um mecanismo que permite que as telas sejam completamente dobradas para trás (posterior com posterior). Aliás, será assim que os usuários vão atender às chamadas. Dessa forma, o dispositivo fica pequeno o suficiente para que seja segurado durante a conversa, como podemos ver na imagem abaixo:

Surface Duo com as telas completamente dobradas. (Fonte: YouTube/Microsoft Surface/Divulgação

Duas telas, múltiplas funções

O Surface Duo traz apps otimizados para utilizar as duas telas do aparelho, seja um em cada lado ou de forma estendida. A produtividade será maximizada, com a possibilidade de arrastar conteúdo de um app para outro ou um link chamar outro app que vai, automaticamente, abrir na outra tela.

Durante a edição de textos, uma tela pode mostrar o conteúdo enquanto a outra serve como um teclado sensível ao toque muito maior que os teclados touch screen que temos atualmente. Da mesma forma, este funcionamento vai permitir que uma das telas se transforme em um joystick durante os games.

Dobrado, em cima de uma mesa, o usuário poderá assistir a vídeos enquanto a outra tela serve como base. Ele ainda prevê uma experiência de leitura semelhante a um livro de papel, e até mesmo com suporte para uma caneta stylus.

Design

O design do dispositivo não parece muito moderno para os padrões de 2019, com bordas muito largas, tanto em cima quanto embaixo.

Ele traz uma câmera frontal. Se imaginarmos que as telas podem ser completamente dobradas, então podemos supor que a câmera teria função dupla, funcionando como lente traseira também. Quando completamente dobrado, o conteúdo a ser captado seria mostrado na tela que ficaria de frente para o usuário.

No entanto, Panay disse que essa configuração, assim como o design final, pode mudar até o momento em que o aparelho for lançado.

Lançamento em 2020

Sim, ainda temos praticamente um ano para esperar pelo Surface Duo. A Microsoft afirmou que seu dobrável será lançado apenas no final de 2020. Daqui até lá, o gadget pode mudar bastante. Mas, mesmo nesta fase inicial de desenvolvimento, ele pareceu agradar aos fãs de tecnologia.

Maiores informações acesse:

https://www.tecmundo.com.br/produto/146436-surface-duo-microsoft-volta-mercado-celulares-grande-estilo.htm

https://www.microsoft.com/en-us/surface/devices/surface-duo

BemDitoApp