Notícias



CRIAR UMA MOEDA GLOBAL SIMPLES E UMA INFRAESTRUTURA FINANCEIRA QUE DÁ PODER A BILHÕES DE PESSOAS

29/01/2020

A missão do Libra é oferecer uma moeda global simples e uma infraestrutura financeira que capacite bilhões de pessoas.

Este documento destaca nossos planos para um novo blockchain descentralizado, uma criptomoeda de baixa volatilidade e uma plataforma de contrato inteligente, que buscam criar em conjunto uma nova oportunidade para a inovação responsável de serviços financeiros.

Descrição do problema

O advento da internet e da banda larga móvel permitiu que bilhões de pessoas tivessem acesso global a conhecimento e informações do mundo todo, comunicações com alta fidelidade e uma ampla variedade de serviços mais convenientes e de menor custo. Esses serviços agora podem ser acessados usando um smartphone de 40 dólares de praticamente qualquer lugar no mundo.1 Essa conectividade impulsionou o fortalecimento econômico, permitindo que mais pessoas acessem o ecossistema financeiro. Trabalhando em conjunto, as empresas de tecnologia e as instituições financeiras também encontraram soluções para ajudar a aumentar o fortalecimento econômico no mundo todo. Apesar desse progresso, grandes faixas da população mundial ainda são deixadas para trás — 1,7 bilhão de adultos no mundo todo ainda estão fora do sistema financeiro, sem acesso a um banco tradicional, apesar de um bilhão deles ter um celular e cerca de meio bilhão ter acesso à internet.2

 

Para muitos, partes do sistema financeiro se assemelham às redes de telecomunicações da era pré-internet. Há vinte anos, o preço médio de envio de SMS na Europa era de 16 centavos de dólar por mensagem.3 Hoje, qualquer pessoa com um smartphone pode usar um plano de dados básico para se comunicar com o mundo todo gratuitamente. Naquela época, os preços das telecomunicações eram altos, mas uniformes. Enquanto hoje, o acesso a serviços financeiros é limitado ou restrito para as pessoas que mais precisam — aquelas afetadas pelo custo, a confiabilidade e a capacidade de enviar dinheiro de forma integrada.

Em todo o mundo, as pessoas com menos dinheiro pagam mais pelos serviços financeiros. Rendas conquistadas com trabalho árduo são reduzidas por taxas, que vão desde custos de transferências e despesas bancárias até saques a descoberto e tarifas de caixa eletrônico. Os créditos consignados podem cobrar taxas de juros anuais de 400% ou mais, e as despesas de financiamento podem chegar a 30 dólares para um empréstimo de apenas 100 dólares.4 Quando se pergunta às pessoas por que elas evitam o sistema financeiro existente, aquelas que não têm contas bancárias indicam como motivos a falta de fundos suficientes, as altas e imprevisíveis taxas, a distância até os bancos e a falta da documentação necessária.5

Blockchains e criptomoedas têm várias propriedades exclusivas que têm o potencial de resolver alguns dos problemas de acessibilidade e confiabilidade. Essas propriedades incluem: governança distribuída, que garante que nenhuma entidade exclusiva controle a rede; acesso livre, que permite a participação de qualquer pessoa que tenha uma conexão com a internet; e segurança por meio da criptografia, que protege a integridade dos fundos.

Mas os sistemas de blockchain existentes ainda precisam conquistar o público geral. O uso em massa de blockchains e criptomoedas existentes no mercado tem sido dificultado por sua volatilidade e falta de escalabilidade, o que, até agora, os torna opções ruins enquanto recursos de reservas de valores e meios de troca. Alguns projetos também buscaram interromper o sistema existente e contornar os regulamentos em vez de inovar nas frentes de conformidade e regulamentação para melhorar a eficácia do combate à lavagem de dinheiro. Acreditamos que colaborar e inovar com o setor financeiro, incluindo reguladores e especialistas em diversos setores, é a única maneira de garantir que uma estrutura sustentável, segura e confiável apoie esse novo sistema. Essa abordagem pode dar um grande salto em direção a um sistema financeiro global mais conectado, mais acessível e de menor custo.

A oportunidade

À medida que embarcamos juntos nesta jornada, acreditamos que seja importante compartilhar nossas crenças para alinhar a comunidade e o ecossistema que pretendemos criar em torno desta iniciativa:

  • - Acreditamos que um número maior de pessoas deve ter acesso a serviços financeiros e a capital barato.
  • - Acreditamos que as pessoas têm um direito inerente de controlar o fruto de seu trabalho.
  • - Acreditamos que um movimento de dinheiro global, aberto, instantâneo e de baixo custo criará uma imensa oportunidade econômica e mais comércio em todo o mundo.
  • - Acreditamos que as pessoas confiarão cada vez mais em formas descentralizadas de governança.
  • - Acreditamos que uma infraestrutura financeira e uma moeda global devem ser desenvolvidas e governadas como um bem público.
  • - Acreditamos que todos temos a responsabilidade de fomentar a inclusão financeira, apoiar atores éticos e defender continuamente a integridade do ecossistema.

Maiores informações acesse:

https://libra.org/pt-BR

BemDitoApp