Notícias



UMA REVOLUÇÃO SILENCIOSA: CONHEÇA A SOCIETY 5.0

22/02/2020

Em um mundo onde as máquinas estão cada vez mais presente, o pensamento da sociedade é preciso ser discutido. E, apesar desse conceito ser relativamente novo, ele já é realidade em países como Japão e Alemanha.

Mas afinal, o que é essa revolução silenciosa que estamos tentando explicar?

Acompanhe esse artigo, descubra o que é, e entenda toda a evolução da sociedade até chegarmos na Sociedade 5.0, ou a Sociedade Super Inteligente.

O QUE É A SOCIEDADE 5.0?

A Sociedade 5.0 é uma revolução silenciosa, quase não discutida, nasce no Japão, mas já se espalha pelo mundo.

Em abril de 2016, o governo japonês decretou o 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia, um projeto que tem como intuito promover a inovação e a internacionalização. E um dos pontos desse plano, é justamente o desenvolvimento de uma sociedade comum, para uma sociedade super inteligente, a sociedade 5.0!

Para o Japão, diferentemente de outros países, não se limita a áreas como indústria ou administração. O governo está mirando nada menos que uma sociedade nova e super inteligente, apelidada de "Sociedade 5.0", que envolve não apenas empresas, mas também indivíduos e vida comunitária.

Ao contrário da indústria 4.0, que tem como foco a melhoria na produção das indústrias utilizando tecnologias que conectam e rastreiam os ambientes, a Sociedade Super Inteligente vem com um conceito de cuidar da sociedade, em como será a humanidade em uma cidade inteligente.

O futuro está aí, já faz parte da nossa realidade e a sociedade precisa se adaptar. Não estamos falando do fim dos empregos, mas sim, de uma readaptação do ser humano no mundo em que estamos inseridos.

A ideia de uma sociedade 5.0 é justamente usar todas essas tecnologias que surgiram, para melhorar a qualidade de vida das pessoas, além de colocar as máquinas a serviço do ser humano, ajudando resolver problemas que a indústria 4.0 já tem ajudado: desastre naturais, segurança, automatizações, mas, além disso, cuidar do ser humano com uma mudança de mentalidade para atuar profissionalmente nessas indústrias 4.0, e em viver em uma cidade inteligente.

EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE 5.0

O conceito 5.0 é interessante, novo e atrai o olhar dos entusiastas dessas revoluções. Mas a sociedade 5.0 é o quinto passo da evolução da sociedade humana, ela possui outras quatro evoluções antes disso.

Você já ouviu falar de alguma delas? Fizemos um breve resumo para você entender todos os momentos que já vivemos como sociedade. Descubra agora mesmo:

SOCIEDADE 1.0: CAÇA E COLETA

A sociedade 1.0 é o início de tudo, onde tudo começou, o primeiro contato do homem com a natureza, a criação e cultivo para a própria existência.

SOCIEDADE 2.0: AGRICULTURA 

A Sociedade 2.0 já veio com uma mudança: o surgimento da agricultura. Com isso, pequenas cidades começaram a ser formadas, as pessoas deixaram de ser nômades e plantar para o próprio cultivo, começa-se aqui um momento de descoberta de trocas.

SOCIEDADE 3.0: INDÚSTRIA  

A sociedade 3.0 é justamente o momento do surgimento das máquinas, das indústrias. Aqui, o que predomina é o poder, a produção em massa passou a dominar as cidades, gerando muito emprego e uma revolução na vida da sociedade.

SOCIEDADE 4.0: INFORMAÇÃO  

O momento que estamos vivenciando é justamente esse, as informações chegam cada dia mais rápidas, as tecnologias chegam cada dia mais longe. IoT, Inteligência Artificial, Robótica, e outras tecnologias, a sociedade gira em torno de troca de informações e experiências.

SOCIEDADE 5.0: SOCIEDADE SUPER INTELIGENTE   

Você está pronto para viver em uma sociedade 5.0? Onde sua mente irá precisar se readaptar para uma sociedade super inteligente, uma cidade onde as informações simplesmente chegam até você, de acordo com o que você pesquisa, imagina ou deseja?

QUAL A RELAÇÃO DA SOCIEDADE 5.0: COM A INDÚSTRIA 4.0?  

Como já dito anteriormente, a sociedade 5.0 surge como uma revolução que irá utilizar toda a revolução tecnológica que a indústria 4.0 trouxe e ainda traz, para conseguir beneficiar a população.

A previsão é que a sociedade 5.0 tenha resultados satisfatórios em diversos setores da vida, como: envelhecimento, longevidade humana, cura de doenças extremas, mobilidade personalizada, e até mesmo o método de pagamento irá mudar, tudo passará a ser virtualizado. Um exemplo disso, são as criptomoedas, que é uma tendência que tende a crescer cada dia mais e que estará presente na sociedade 5.0.

O fato é que a Sociedade 5.0 irá moldar as pessoas para que elas consigam se adaptar para viver em uma sociedade inteligente, onde tudo será possível realizar com o auxílio de uma tecnologia de conectividade, interatividade, mobilidade e sobretudo que nos deem mais tempo para sermos humanos.

Acesse nossas mídias socias e compartilhe o 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia:

https://pt-br.facebook.com/inovacaotelecomunicacao

BemDitoApp