Notícias


ANVISA BLOQUEIA PLATAFORMA ZOOM APÓS FALHAS DE SEGURANÇA
07/04/2020
Falhas de segurança que poderiam abrir caminho para hackers levaram a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a bloquear a plataforma Zoom dos computadores da agência. A decisão foi anunciada na tarde desta segunda-feira (6).
 
 
Segundo a área de Tecnologia da Informação (TI) da Anvisa, diversos sites especializados em segurança apontaram vulnerabilidades no Zoom que permitiriam que hackers, se explorassem a falha, ganhassem acesso não autorizado a câmeras e microfones dos computadores, viabilizando o roubo das credenciais dos usuários e de informações trocadas nas reuniões.
 
A Zoom tem sido amplamente utilizada em tempos de quarentena tanto para reuniões corporativas entre equipes em home office quanto para encontros virtuais entre amigos. No entanto, o especialista em segurança da informação e diretor do dfndr lab da Psafe, Emílio Simoni, aponta algumas falhas perigosas no funcionamento da plataforma.
 
"Temos duas questões principais com o Zoom: a primeira é que todas as reuniões gravadas automaticamente tem o mesmo nome padrão, e outra é que as reuniões não são criptografadas de ponta a ponta, o que permite que pessoas mal intencionadas gravem a transmissão e peguem informações importantes", explica.
 
 
Outra falha de segurança destacada pelo especialista é que o Zoom gera código padrão para identificar reuniões. Segundo Simoni, pesquisadores identificaram a possibilidade de rastrear rapidamente esses códigos. "Indivíduos mal intencionados podem entrar em reuniões particulares e tomar posse de informações confidenciais, por exemplo", diz. 
 
Recomendação
 
A segurança da informação no Zoom não é confiável, conforme aponta Simoni. Além disso, é muito difícil para o usuário comum identificar uma violação de privacidade pelo app. O usuário pode tomar algumas precauções caso não queira se expor aos riscos:
 
- Usar apps de VPN, que tornam a navegação invisível e bloqueia a ação de hackers e intrusos.
- Salvar as reuniões em outro lugar que não seja na plataforma da Zoom, ou simplesmente não gravar a reunião pelo Zoom.