Sustentabilidade


RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: COMPROMISSO DE TODOS, DEVER DAS EMPRESAS ÉTICAS
07/05/2013

Filho de uma portuguesa com um mineiro, Maçom livre e aceito, Valdemar Mendonça, diretor de PDI&C da Bemdito, considera a diversidade fundamental para compreender as ideias e práticas socioambientais. "A sustentabilidade na minha família era de tal grandeza que nós todos nos entendíamos, mesmo com as limitações", brinca! No respeito às diferenças e na harmonia entre elas reside, talvez, um dos primeiros insights do líder sobre a ideia iniciática que virou tema de um dos seus trabalhos no doutorado.

No entanto, o que realmente modificou os valores de Valdemar Mendonça e o fez olhar para o meio ambiente, as pessoas e o próprio planeta de forma diferente foi uma "experiência simples e natural". Durante uma viagem a Búzios/RJ, o diretor da Bemdito, após ter tomado uma água de coco, caminhou toda a orla da praia para encontrar uma "lata de lixo" para jogar fora a "casca". Depois de três horas caminhando, desesperou-se, por ter visto tanto lixo jogado entre as pessoas e, por aquelas pessoas. Tomou consciência também que o esgoto das belíssimas casas da orla ia, inatura direto para a praia onde as pessoas nadavam. Um contraste que vem se transformando em uma tragédia. Inexplicavelmente, porém, encontrou uma lata de lixo vazia, colocou ali “casca do coco”. Na época, o místico Valdemar Mendonça, decidiu abraçar a causa da sustentabilidade mudando de imediato seu posicionamento em relação ao ser humano e sua relação com a natureza.

A história foi compartilhada com o público para mostrar algumas características simples de como todos nós podemos nos tornar um líder sustentável. Com fé, esperança, otimismo e principalmente com a valorização das pessoas e do meio ambiente, podemos construir um futuro melhor.

Valdemar Mendonça considera que é seu dever transmitir esses valores aos seus familiares, amigos, colegas de trabalho e para a sociedade, a fim de motivá-los e engajá-los numa mesma causa. Conforme contou, "já em 1980, numa reunião com o grêmio estudantil e lideranças escolares, o diretor de P,DI&C da Bemdito firmava o compromisso realizando as primeiras ações com foco no desenvolvimento social e ambiental por um mundo melhor".

Os gestores da bicampeã do Prêmio Finep de Inovação 2013/2010, Case brasileiro para o World Summit Award (WSA MOBILE CONTENT 2010), Case Mundial Microsoft/Xamarin 2017 e Microsoft Partner, Case Nacional da Conferência ANPEI de Inovação 2018, Case do Parque Tecnológico de Mato Grosso representando o Brasil o Brasil no CHINA HI-TECH FAIR 2020, em Shenzhen, na China, Classificada para o projeto Eleições do Futuro 2020 do Tribunal Superior Eleitoral - TSE. Renovaram seus valores, sua crença e a esperança em desenvolver uma agenda empresarial inovadora, ética, social e sustentável, agenda que deve partir a priori das LIDERANÇAS. Afinal, na condição de LÍDERES, cabe a nós o papel de contagiar positivamente a empresa, a sociedade, o governo, enfim o ecossistema em que vivemos, garantido o bem estar das gerações futuras de todas espécies que habitam o PLANETA AZUL.

Mais informações acesse:

https://cop27.eg/

#Na nova ERA, mude o que ERA!

 

Bemdito