Associações



ANPEI - A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS INOVADORAS

07/02/2017

A Anpei também é formada por entidades do Sistema Nacional de Inovação (SNI), como universidades, institutos de pesquisa públicos e privados, federações de indústrias e órgãos de governo, como secretarias de governo de ciência, tecnologia e inovação e fundações de amparo à pesquisa dos Estados. Há, ainda, os sócios individuais, pessoas físicas que atuam ou têm interesse nas áreas de política e gestão de inovação.

A Anpei promove, então, a integração e a parceria entre esses atores do SNI em prol da inovação tecnológica, com mais de 250 associados, que representam R$ 10 bilhões em investimento em P,D&I no país. A Associação participa ativamente dos debates que norteiam os incentivos fiscais à inovação, o sistema de proteção intelectual brasileiro, e outros temas relevantes na agenda de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) nacional.

A Anpei também atua na capacitação de recursos humanos para inovação, através do programa de educação continuada EducAnpei, com cursos sobre inovação tecnológica.

Outra iniciativa importante da Anpei são os Comitês Temáticos, que se reúnem mensalmente para debates e troca de experiência. Um dos resultados práticos do trabalho dos Comitês, por exemplo, é o “Guia de Boas Práticas para Interação ICT – Empresa”.

Além da atuação política, a Associação promove a difusão da cultura da inovação. Uma de suas principais ações nesse sentido é Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, o maior evento anual sobre inovação do país, realizado desde 2001, contabiilzando a participação de mais de 13 mil participantes. O evento reúne em um mesmo local especialistas em inovação nacionais e internacionais, representantes do governo, das empresas e de instituições de ensino e pesquisa.

Em 2018, a Conferência Anpei de Inovação foi realizada em Gramado/RS, e abriu espaço para empresas e instituições científicas e tecnológicas apresentarem seus cases em inovação. Recebendo o número recorde de 106 cases. “Essa marca superou as nossas expectativas. Estamos confiantes de que as apresentações irão proporcionar debates muito relevantes entre os participantes e para o ecossistema de inovação”, ressaltou Luis Frade, coordenador do Comitê Técnico da Conferência 2018. E “devido ao recorde de submissão, o Comitê Técnico abriu a oportunidade de apresentação de pôsteres para os cases que também foram muito bem classificados”, disse Marcela Flores, gerente executiva da ANPEI.

Neste cenário competitivo onde se reuniram os maiores players de inovação brasileiros, a Fidelity Mobile foi aprovada para apresentar o BemDitoApp, instant messenger que tem entre seus diferencias tecnológicos, comparado aos aplicativos Whatsapp, Telegram, Skype e etc., a ligação para telefones fixos e celulares, a criação de salas de conferência com até 9 pessoas e a tradução simultânea em 52 idiomas.

O aplicativo é uma das tecnologias inovadoras embarcadas aprovadas por mérito científico pela Fidelity Mobile no programa TECNOVA, gerido pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Mato Grosso (FAPEMAT).

Ficha Técnica do Projeto

.Modalidade: Projeto de Pesquisa
.Projeto: Mato Grosso Mobile
.Área: Inovação Tecnológica
.Convênio Finep: nº. 05.13.0112-00
.Processo: nº. 173501/2014

Confira a lista dos 16 cases selecionados para apresentação em palco:

Maiores informações:

http://anpei.org.br/destaques/anpei-divulga-cases-aprovados-para-conferencia-de-inovacao-2018/

 

   Clique no BemDito, Vamos Inovar Juntos!